Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2011

A PLURALIDADE E A ESCOLA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CEAD CURSO DE PEDAGOGIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO




A PLURALIDADE E A ESCOLA




ACADEMICAS: ANDREÁ LUCIANA SILVA CLARICE FLEIGER CLAUDINEIA BRAULINA FRAGA








FLORIANÓPOLIS, SETEMBRO/2011 A PLURALIDADE E A ESCOLA




INTRODUÇÃO
Consideramos que a discussão em torno do marxismo é necessária. E aponto duas razões.Em primeiro lugar, as condições fundamentais que motivaram a reflexão marxista acerca da modernidade capitalista permanecem: a desigualdade social que vitima diariamente milhares de pessoas pela fome, e a necessidade de transformação das condições materiais de vida de dois terços dos habitantes do planeta; em segundo lugar, os ideais de liberdade e emancipação, defendidos por Marx, ainda mobilizam reflexões e práticas em todo o mundo. Tudo o que existe é uma transformação, um processo.As idéias de progresso e revolução, desenvolvimento e evolução dão suporte a historicidade.


Em Hegel vemos que: “A História universalrepresentapoisa…

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS



EDUCAÇÃO E PREVENCÃO NO DIA-A-DIA DA ESCOLA

CURSISTA: Andréa Luciana Silva TUTORA: CRISTINA MARIA DE CARVALHO VALADARES

EEB PROFº OSWALDO RODRIGUES CABRAL Rua: São José, 173 Bela Vista I São José- Santa Catarina





São José, 06 de março de 2011. 2. Introdução: Nossa escola está situada em uma comunidade onde o setor comercial se faz presente. A comunidade foi fundada no início dos anos 70 com a criação do Conjunto Habitacional Bela Vista. E logo depois a construção da escola. Por volta dos anos80, a comunidade já estava formada e com muitos usuários de drogas. Até pouco tempo nossa escola era discriminada por alguns moradores, associando a escola ao uso e tráfico de drogas. Mas, na realidade, a escola consolidou-se durante esses anos, prevenindo a entrada de drogas aos portões da escola. Hoje, já bem vista pela comunidade, nossa escola luta por uma educação de igualdade e qualidade para todos. E sendo nossa escola inserida em …

Reflexões

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CEAD CURSO DE PEDAGOGIA
Reflexão da filosofia na educação Tendo em vista as mudanças sociais e tecnológicas a que o mundo está sujeito, a Educação deve assumir um papel renovador. A Educação deve propiciar a aquisição de saberes e saber-fazer de acordo com as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais.No entanto, é de sua alçada proporcionar que as pessoas não se percam em meia tantas informações sem que saibam o que fazer. É preciso orientá-las a projetos pessoais e coletivos, nos quais o indivíduo se permite ousar a criar e a enriquecer seus conhecimentos, estabelecendo interações que possibilitem o seu desenvolvimento. No entanto, fazer uma articulação entre os conhecimentos adquiridos formalmente e os acontecimentos vivenciados no cotidiano exige uma compreensão de quatro aprendizagens que são essenciais para a formação de cada um. Segundo o relatório da UNESCO para o século XXI essas aprendizag…