A Mediação

A proposta com uso das TICS como suporte pedagógico é trabalhar de forma a desafiar os alunos, colocando-os como agentes ativos durante o processo de ensino e aprendizagem, levando-os a pesquisar, refletir e agir na busca dos conhecimentos Através dela, o aluno é levado a pensar e interpretar os enunciados, construir estratégias e significados que o ajudem a resolver os problemas, desenvolvendo a autonomia do pensar, a criatividade e o raciocínio lógico.
Em todos os trabalhos desenvolvidos devem ser  utilizados diversos recursos para estimular e ampliar o conhecimento cognitivo, físico, afetivo e social da criança . No processo da construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens, e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar Proporcionar aos alunos a compreensão oferecendo a possibilidade dos alunos visualizarem as relações específicas, para que assim atinjam a competência necessária de distinguir através das multi representações em forma de varias linguagens.


Uma disposição espacial das informações, que pode ser controlada continuamente pela criança através de seu campo perceptivo visual, apoiando o raciocínio lógico.
Imagens e textos de forma combinada, ativando os dois hemisférios cerebrais. Podendo  tornar um catalisador de mudanças, contribuindo com uma nova forma de aprender.
O professor precisa estar preparado para o uso desta tecnologia, deve estar se atualizando continuadamente acerca dele. Os professores devem ser motivados pelo desejo de crescer, de aprender e também de ensinar. Precisam tomar consciência da necessidade de criar e inovar constantemente.
a) Não basta jogar computadores para os alunos ou para os professores. Deve haver um esforço na formação dos professores em utilizar qualitativamente este instrumento.
b) A tecnologia não aumenta espontaneamente o desempenho dos alunos. Aumenta sim, a necessidade de o professor mediar o processo do aprendiz.
c) Alta tecnologia não significa qualidade, falha-se ao acreditar cegamente em interatividade e multimídia. Ter a rede de pesca não significa ter o peixe.
Portanto, não devemos esperar que o computador traga uma solução mágica e rápida para a educação, mas certamente, ele poderá ser usado pelo professor como um importante instrumento pedagógico.
Quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais se constrói e desenvolve o que venho chamando ‘curiosidade epistemológica’, sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto (Freire, 2001, p.27).


O professor mediador deve mudar sua pratica imposta pela sociedade assentada em paradigmas conservadoras desenvolvendo necessariamente um novo modelo e especifico exercendo papeis diferentes, tendo uma postura de transmissão de conhecimento com muita clareza se modificando no ambiente online, tendo assim fazendo alunos bem sucedidos ativamente e envolvido na produção do conhecimento atitude e motivação é o impulso para um real aprendizado nesta nova etapa.

Definir, conceituar é sempre um trabalho de escolha. Conhecemos diversas formas e optamos por aquela que nos parece responder mais imediatamente àquilo em que acreditamos. Portanto, a delimitação que apresento abaixo é resultado de uma pesquisa e de uma escolha que pretendem “nivelar o terreno” em nome de maior precisão. Nada impede que, futuramente, suas próprias pesquisas levem a outras escolhas, que serão tão válidas quanto as apresento quanto mais bem argumentadas e sustentadas em sua experiência profissional elas forem. Mas, como a tarefa docente pressupõe essas escolhas, cabe-me apresentar a proposta que norteará este trabalho.



Nosso olhar de educadoras e pesquisadoras necessitam a presença da linguagem audiovisual na educação pela pluralidade de acessos midiáticos que podem interagir atualmente ,aponta a importância do ampliar as aprendizagens, no cotidiano escolar, ao reivindicar a pluralização dos processos de aprender a complexificar repertórios linguageiros na construção de uma nova identidade humana.
Conhecer e saber utilizar ferramentas e metodologias para ensino-aprendizagem através do uso de recursos multimídias voltadas à internet,saber produzir e compreender como as imagens fotográficas podem auxiliar através de sua linguagem, analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com recursos sonoros, musicais e de silêncio, de acordo com as condições de produção e recepção das mensagens auditivas, sonoras ou de ausência de som.
Esse passo e de suma importância, na discussão e interpretação para uso como ferramenta didático-pedagógica na escola e projetos educativos.


Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Mesmo as tecnologias estando no auge dos principais assuntos dentro da educação, ainda nos deparamos com muita falta de experiência e conhecimento. Sabem utilizar mas não sabem ensinar como esses procedimentos devem ser usados.

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    1. . No processo da construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens, e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar Proporcionar aos alunos a compreensão oferecendo a possibilidade dos alunos visualizarem as relações específicas, para que assim atinjam a competência necessária de distinguir através das multi representações em forma de varias linguagens.

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  2. Realmente é muito importante conhecer e analisar o recurso que será utilizado, assim o professor mediador será capaz de extrair dessa ferramenta seu potencial para favorecer a aprendizagem do aluno.
    Permitir que o aluno sugira algumas ferramentas e aprender com eles, também é muito importante para colocá-lo como principal agente em sua busca por conhecimento.

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    1. Concordo plenamente! nossos mediadores neste processo onde se cria novos protagonistas.Obrigada pela sua contribuição,grande abraço.

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  3. Gostei muito da proposta do seu Blog, possibilidades de propostas com as TICs são sempre importantes, além disso concentrar este material facilita a vida dos professores que possuem muitas demandas em seus planejamentos!

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  4. Andréa, o assunto do seu blog é bem interessante. Realmente o uso das TIC como ferramenta didático-pedagógico no contexto educativo pode ampliar o conhecimento de nossos alunos e deixar as aulas mais contextualizadas com a realidade.

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  5. Andrea, gostei muito da desmistificação colocada no seu texto, referente ao uso do computador como o "salvador da pátria" numa sala de aula. Ele é acima de tudo, mais um instrumento que nós precisamos utilizar com sabedoria, inserindo-o no contexto das aulas como facilitador da aprendizagem. Falar abertamente do uso das TIC é muito importante, tanto para nós professores, quanto para os alunos que também criam expectativas muito além da realidade no uso das tecnologias.

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