Trabalho Tics Andréa Luciana Silva Unidade 4 Tutora :Maristelee




Proposta curricular para os anos iniciais e finais do ensino fundamental.


A nova linguagem cultural que vivenciamos hoje, e certamente prosperara nos anos que seguem, oportunizar aos alunos desde a infância até os anos finais de sua escolaridade, explorar seus processos de pensamento, criando com TIC’s uma nova variedade de soluções.
A partir de sua curiosidade e pensando no uso das tecnologias e suas possibilidades, os estudantes de todos os níveis de ensino usam e compartilham de um ambiente de aprendizado que os permitem criar novas soluções para problemas do cotidiano. O processamento, a forma de organização e as ferramentas adequadas garantem um aprendizado por meio de simulações e novas construções com o uso da tecnologia. Estas proporcionam às suas descobertas e os leva a autoria sobre as várias áreas do conhecimento.
Segundo o trabalho de Mitchel Resnick, que leva em conta que a sociedade atual é muito mais do que uma “sociedade da informação”, que segundo ele é preciso saber do uso à informação, passando assim a um conceito mais amplo denominado “Sociedade do Conhecimento” e ainda segundo este autor estamos agora buscando uma evolução para a “Sociedade Criativa”.
As pessoas precisam continuar aprendendo por toda a vida, e dando soluções criativas para seus problemas e necessidades”.
Diante desta nova modalidade de ensino na área da Informática esperamos contribuir na formação de sujeitos criativos e autores de sua própria história.


O computador:

Pode ser utilizado como fonte de informações. Existem inúmeros softwares que oferecem informações sobre assuntos em todas as áreas de conhecimento. Além disso, é possível utilizar a Internet como uma grande biblioteca sobre todos os assuntos.
Motiva os alunos a utilizarem procedimentos de pesquisa de dados — consulta em várias fontes, seleção, comparação, organização e registro de informações — que manualmente requerem muito mais tempo e dedicação; e também a socializarem informações e conhecimentos, uma vez que as produções dos alunos apresentam-se de forma legível e com boa aparência (a qualidade da apresentação convida à leitura);

O maior problema não diz respeito à falta de acesso a informações ou às próprias tecnologias que permitem o acesso, e sim à pouca capacidade crítica e procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informações e recursos tecnológicos.

Conhecer e saber usar as novas tecnologias implica a aprendizagem de procedimentos para utilizá-las e, principalmente, de habilidades relacionadas ao tratamento da informação. Ou seja, aprender a localizar, selecionar, julgar a pertinência, procedência, utilidade, assim como capacidade para criar e comunicar-se por esses meios. A escola tem importante papel a cumprir na sociedade, ensinando os alunos a se relacionar de maneira seletiva e crítica com o universo de informações a que têm acesso no seu cotidiano.


Competências de pesquisa com as TICs:

Usar a Internet como uma ferramenta de pesquisa, e avaliar a validez do material localizado na Internet; 
Entender e descrever as diferenças entre  um site da web, um mecanismo de busca e uma base de dados on-line.
Demonstrar habilidades efetivas de busca na Internet, usando diversos mecanismos e técnicas avançadas de busca.
Avaliar  efetivamente a confiabilidade  da informação obtida na Internet.
Estar atento e ser capaz de usar as funções avançadas dos browsers de Internet (Firefox, Safari, IE, outros), como: impressão, preferências, várias abas, busca na página, etc.
Identificar a informação necessária para uma citação de fonte completa (autor, título, URL, datas de revisão e acesso)
Ser familiar com aplicações educacionais da Web 2.0, incluindo blogs, wikis, social networking, podcasts, tags, compartilhamento de arquivos etc.
Fazer uso efetivo de dicionários e enciclopédias on-line, bem como vídeos, áudio, simulações, etc.
Entender a permanente natureza pública da informação na Internet (arquivos, caches, 'informação sobre vírus), as implicações na segurança, e conceber resultados e conseqüências sobre a postagem de informação em locais de networking social como Youtube, facebook, blogs etc.
Explique segurança de Internet em condições pessoais;
Discernir entre o acesso ético ou não as informações nos computadores;
Compreender como as questões de segurança e de ética se relacionam com os projetos colaborativos de tecnologia;
Entenda os assuntos éticos e acadêmicos de plágio. 


CRIANDO COM AS TIC`s


OBJETIVO

                   Construir soluções criatiativas do cotidiano, expressando seu conhecimento e sua compreensão dos conceitos das várias áreas do currículo com o uso das TIC´s.


1ª CICLO ( 1º, 2º E 3º ANOS)

Desenvolver raciocínio lógico;
Incrementar o aprendizado das áreas do conhecimento;
Estabelecer soluções criativas e interativas dando seqüência ao processo de alfabetização;
Fazer simulações de situações por meio de sua autoria;
Enriquecer vocabulário.


2ª CICLO (4º E 5º ANOS)

Usar ferramentas que permitam criar a resolução de atividades nas diversas áreas do currículo;
Fazer a auto-avaliação de suas atividades;
Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura, escrita, lógico-matemática;
Simular situações da vida real ou de fenômenos da natureza, construindo e aprimorando seus conceitos.

 3ª CICLO (6º E 7º ANOS)

Modificar continuamente suas atividades de forma a aperfeiçoar seus resultados;
Exercer suas habilidades de pesquisa, leitura, escrita, lógico-matemática com maior autonomia.

4ª CICLO (8º E 9º ANOS)

Produzir coletivamente, distribuir tarefas entre os parceiros e colaboradores;
Aplicar suas habilidades, trabalhar coletivamente para resolução das atividades;
Monitorar e avaliar suas atividades, registrar ajustes necessários com base nos critérios definidos coletivamente;
Dominar as TIC’s de maneira segura, eficiente e efetiva;
Estabelecer estratégias e definir os recursos adequados a serem utilizados na resolução de suas atividades.

USANDO - OBJETIVO:

Permitir a exploração dos recursos das TIC’s de forma eficaz a fim de capturar e manipular dados e imagens em suas atividades. Avaliar implicações éticas e legais da utilização das TIC’s, em diferentes lugares, tais como: casa, escola e trabalho. Avaliar os diferentes tipos de problemas e refletir sobre o uso das TIC’s para solução destes.



1º CICLO: (1º, 2º e 3º anos)

Cuidados essenciais com o uso do equipamento, tais como, conexões elétricas, discos, memórias, drives e mídias.
 Identificar corretamente cada parte do equipamento familiarizando com  os principais  ícones da Área de Trabalho.
Desenvolver a coordenação motora dominando o uso do mouse.

2º CICLO: (4º e 5º anos)

Organizar arquivos em pastas com nomes que tenham relação com o conteúdo do trabalho.
Usar as TIC’s para manipular imagens de forma quase autônoma.
Corrigir ortografia e formatação básica de suas atividades.

3º CICLO: (6º e 7º anos)

Usar os equipamentos e procedimentos com segurança e independência para propósitos bem definidos em diferentes situações.
Avaliar e selecionar ferramentas adequadas para maior qualidade na produção de suas atividades.
Criar e manter diretórios para organizar seus arquivos de dados, de modo a facilitar sua busca e recuperação.

4º CICLO: (8º e 9º anos)

Organizar e armazenar adequadamente seus arquivos de modo a permitir seu compartilhamento com outros participantes e/ou colaboradores.
Utilizar e proteger adequadamente seus arquivos armazenados, obedecendo às regras das TIC’s.
Aplicar técnicas, usar equipamentos e procedimentos que garantam o menor custo e maior desempenho.



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