Tecnologia que educa

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
CEAD – Centro de Educação a Distância
Disciplina: Fundamentos de Educação a Distância
Esta apresentação tem como objetivo abordar a importância de entendimento da interação multidisciplinar com a inserção das TICS.
Através de alguns estudos e analise feitas ao longo de nosso trabalho como docente,se torna necessário para que o trabalho neste campo seja, pelo menos suficientemente compreendido.
A inteligência coletiva (troca de saberes) o currículo em rede de redes cooperativas tem como conseqüência a produção de um novo caminho em direção ao conhecimento ,as modalidade comunicacionais afirmam uma possibilidade técnica a solucionar problemas para transformação social,tendo em vista um novo esboço de mundo.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RESUMO - CAPÍTULO 4
As modernas tecnologias, quando aplicadas na educação, provocam mudanças no ato pensar. O ambiente virtual de aprendizagem ( AVA ) transformou-se em ferramenta de exercício intelectual, oferecendo aos usuários informações que os estimule a criar e a desenvolver maior autonomia na aquisição de novo conhecimentos.
Os AVA como ferramentas para AeD, podem ser utilizados para complementar aulas presenciais ou online. Ele deve favorecer a interatividade e a conexão entre os participantes.
As ferramentas oferecidas pelos ambientes utilizados na EaD alteram a lógica do processo ensino aprendizagem. Além disso aparecem novas demandas de trabalho e equipes multidisciplinares são constituídas visando estudar a concepção, o desenvolvimento, e a utilização de ambientes virtuais de apoio a aprendizagem.
Com isso, o curso de pedagogia a distância do CEAD/UDESC/UAB se propõe a gerar reflexões e oferecer aos futuros pedagógicos a formação necessária para o enfrentamento de desafios exigidos aos profissionais que emergem na sociedade da informação.
ALGUMAS DEFINIÇÕES:
TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação: Estabelece ferramentas para relação do estudante com a realidade objetiva.
AVA - Ambiente Virtual de aprendizagem : São definidos como softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet.
MOODLE – Software livre de apoio a aprendizagem, executado num ambiente virtual..
O Moodle possui interfaces para a interação SÍNCRONA e ASSÍNCRONA.
COMUNICAÇÃO SÍNCRONA – A que ocorre ao mesmo tempo entre dois ou mais receptores. Ex .: Chat, MSM, ICQ, etc.
COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA – É o oposto da síncrona. O receptor recebe a informação num tempo posterior. Ex.: e-mail, blogs e wikis.
Conclusão
Então, concluo que essa prática promove nos alunos e em nós, uma abordagem integrativa de educação e nos leva a uma pedagogia crítica, por que, na mesma proporção que crescemos em conhecimento, rompemos com o censo comum e nos apropriamos de conceitos de construção individual e de identidade, os que nos torna capazes de reflexão e de mudança, na construção de uma nova sociedade e da construção de novas relações sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBJETIVOS