UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA -UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CEAD
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA





ACADÊMICAS
ANDRÉA LUCIANA SILVA
BIANCA OSCARINA ESPINDOLA
CLARICE FLEIGER
CLAUDINEIA BRAULINA FRAGA


POSSIBILIDADES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM





FLORIANÓPOLIS, JUNHO / 2011.
 
Possibilidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem


Através de alguns estudos e analises feitas ao longo de nosso trabalho como docente, se torna necessário para que o trabalho neste campo seja, pelo menos suficientemente compreendido.
A inteligência coletiva (troca de saberes) o currículo em rede, de redes cooperativas tem como conseqüência a produção de um novo caminho em direção ao conhecimento, a modalidade comunicacional afirma uma possibilidade técnica a solucionar problemas para transformação social, tendo em vista um novo esboço de mundo.
As modernas tecnologias, quando aplicadas na educação, provocam mudanças no ato  pensar. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), transformou-se em ferramenta de exercício intelectual, oferecendo aos usuários informações que os estimule a criar e a desenvolver maior autonomia na aquisição de novos conhecimentos.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta para Educação À Distância (EAD), pode ser utilizada para complementar aula presencial ou online. Ele deve favorecer a interatividade e a conexão entre os participantes.
As ferramentas oferecidas pelos ambientes utilizados na Educação A Distância (EAD) alteram a lógica do processo ensino aprendizagem. Além disso, aparecem novas demandas de trabalho e equipes multidisciplinares que são constituídas visando estudar a concepção, o desenvolvimento, e a utilização de ambientes virtuais de apoio à aprendizagem. Com isso, o curso de pedagogia à distância do Centro de Educação a Distancia (CEAD)/Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)/Universidade Aberta do Brasil (UAB) se propõe a gerar reflexões e oferecer aos futuros pedagogos a formação necessária para o enfrentamento de desafios exigidos aos profissionais que emergem na sociedade da informação.

TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação: Estabelece ferramentas para relação do estudante com a realidade objetiva.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Ambiente Virtual de aprendizagem: São definidos como softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet.

MOODLE – Software livre de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

O MOODLE possui interfaces para a interação SÍNCRONA e ASSÍNCRONA.

COMUNICAÇÃO SÍNCRONA – A que ocorre ao mesmo tempo entre dois ou mais receptor.
 Ex.: Chat, MSM, ICQ, etc.

COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA – É o oposto da síncrona. O receptor recebe a informação num tempo posterior. Ex.: e-mail, blogs e wikis.





Conclusão

Entendemos que essa prática promove nos alunos e em nós, uma abordagem integrativa de educação e nos leva a uma pedagogia crítica, por que, na mesma proporção que crescemos em conhecimento, rompemos com o censo comum e nos apropriamos de conceitos de construção individual e de identidade, o que nos torna capazes de reflexão e de mudança, na construção de uma nova sociedade e da construção de novas relações sociais.

Referencias
COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da, FRANCO, Sergio Roberto  Kieling. Ambientes virtuais de aprendizagens e suas possibilidades construtivas.
Ultimo acesso em: 27/06/2011.

GOEDERT, Lidiane, SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da, MACIEL, Vanessa de Almeida. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Caderno Pedagógico. Disponível em : <http://www.moodle.udesc.br/file.php/534/fundamentos_fead_cad._unico_v.01_2010_abr10_pp.040-045_cap4_.pdf> Ultimo acesso em: 27/06/2011.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBJETIVOS