Reflexões


UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CEAD
CURSO DE PEDAGOGIA

Reflexão da filosofia na educação
Tendo em vista as mudanças sociais e tecnológicas a que o mundo está sujeito, a Educação deve assumir um papel renovador. A Educação deve propiciar a aquisição de saberes e saber-fazer de acordo com as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais.No entanto, é de sua alçada proporcionar que as pessoas não se percam em meia tantas informações sem que saibam o que fazer. É preciso orientá-las a projetos pessoais e coletivos, nos quais o indivíduo se permite ousar a criar e a enriquecer seus conhecimentos, estabelecendo interações que possibilitem o seu desenvolvimento.
 No entanto, fazer uma articulação entre os conhecimentos adquiridos formalmente e os acontecimentos vivenciados no cotidiano exige uma compreensão de quatro aprendizagens que são essenciais para a formação de cada um.
Segundo o relatório da UNESCO para o século XXI essas aprendizagens correspondem aos quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Aprender a conhecer implica aprender a aprender, ou seja, construir um conhecimento necessário que dará subsídios a aprendizagens subseqüentes. A partir do momento em que o indivíduo começa a entender o ambiente que o cerca e a cultura à qual pertence, pode apreender o mundo de uma forma mais significativa, desenvolvendo capacidades para que outros conhecimentos sejam construídos. Nesta perspectiva, podemos entender como se processa a construção de conhecimentos desde o início da vida. O aprender a fazer na Educação refere-se a uma preparação do indivíduo além das habilidades práticas. Desta forma, o objetivo da Educação está em mostrar ao indivíduo as diversas possibilidades de aplicação dos conteúdos aprendidos, sem negligenciar o contexto social que o cerca e a capacidade de compreensão do mundo que lhe é inerente.
Aprender a viver juntos, outro pilar da Educação, significa uma aceitação das diferenças. Levando em consideração suas crenças e valores formados. A partir daí, o indivíduo cria formas adequadas de comunicação com o mundo, posicionando-se na sociedade com autonomia. Piaget refere-se à autonomia como a capacidade que as pessoas possuem para refleti-lo.

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