PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO


UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO









ANDRÉA LUCIANA SILVA












são JOSÉ 22 DE NOVEMBRO DE 2011.
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA
CONCEPÇÃO AMBIENTALISTA


Quando pensamos sobre o comportamento humano e as formas com que ele acontece, logo pensamos em fatores psicológicos e em alguns pensadores com suas respectivas teorias. Uns aproximam-se de nossa realidade nas escolas e o desenvolvimento da aprendizagem. Outros já não tanto.
Ao começar o trabalho, observando as imagens e refletindo sobre elas, percebemos que todas as imagens relacionava-se à mesma característica de concepções ambientalistas. As ideias ambientalistas influenciam o processo pedagógico principalmente por via dos processos psicológicos básicos. A maneira como cada um internaliza as experiências vividas que corresponde ás particularidades que cada um desenvolve seu aprendizado.
De acordo com nossas observações, podemos perceber como os estímulos do ambiente podem influenciar e contribuir no desenvolvimento da aprendizagem. O professor neste caso é um mero mediador do conhecimento. O próprio ambiente atua deforma sistematizada.
Para o ambientalista, o homem adquire o conhecimento no meio do ambiente, e o potencial de aprendizagem é desenvolvido no meio em que o indivíduo vive. Todas as pessoas apresentam as mesmas características dos processos psicológicos. Durante a vida, cada indivíduo recebe influências diferentes do meio social e cultural que está inserido.
Desde o nascimento, o bebê já vive sensações e recebe estímulos que ao longo do tempo vai sendo internalizada e desenvolvida. Aperfeiçoando-se a cada estímulo vivido. O contexto social a qual o aluno pertence é de fundamental importância na hora do professor planejar.
Segundo Vygotsky, a mediação é o processo em que entre o objeto da aprendizagem e o sujeito existe um elemento intermediário. A mediação permite ao aprendiz ampliar seu conhecimento a partir do conhecimento prévio.
Muitos educadores viram na teoria de Vygotsky, a chance de mudar os rumos da educação modificando as relações da escola.
Na concepção ambientalista, o papel da escola e o processo de ensino aprendizagem é passar o conteúdo e levar o aluno a refletir acerca da organização social, política e econômica. O aluno ao se apropriar do conhecimento, mudará sua forma de pensar e, contudo, mudará o contexto histórico-cultural em que está inserido.
Sendo assim, o objetivo desta teoria é garantir um olhar crítico sobre o processo de ensino aprendizagem para que o diagnóstico, a avaliação dos problemas não seja concentrada no aluno ou no professor.





REFERÊNCIAS
MONTE, Jaime Bezerra do. Psicologia da Educação I: caderno pedagógico/ Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011.

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