TIC modalidade de ensino
1.
No seu entender,
que fatores ainda dificultam a adoção de práticas pedagógicas que favorecem o
trabalho colaborativo usando os recursos da Internet em disciplinas
presenciais?
São poucas as
escolas que têm conseguido vivenciar práticas inovadoras capazes de ampliar os
espaços de aprendizagem para além da sala de aula formal, eliminando as
barreiras do tempo e espaço, criando e desenvolvendo verdadeiras comunidades de
aprendizagem.
Neste novo
cenário novas formas de relações com
outros participantes no processo de ensino aprendizagem na construção do
conhecimento são urgentes e necessárias a democratização do saber na busca de
superação de alguns princípios de sustentação dos modelos pedagógicos
tradicionais proporcionado uma ambiente investigativo com interatividade e de
comunicação conviver com o dinamismo mobilizando competências.
A avaliação do
professor mediante aos pensamentos dos participantes diante a uma nova
discussão, ressaltar as dificuldades na comunicação síncrona, trabalhando mais
a assíncrona levando o aprendizado a qual o seu tempo.
O professor
mediador deve mudar sua pratica imposta pela sociedade assentada em paradigmas
conservadoras desenvolvendo necessariamente um novo modelo e especifico
exercendo papeis diferentes, tendo uma postura de transmissão de conhecimento
com muita clareza se modificando no ambiente online,tendo assim uma alunos bem
sucedidos ativamente e envolvido na produção do conhecimento atitude e
motivação é o impulso para um real aprendizado nesta nova etapa.
A objetividade no
intuito do curso mediante aos professores disposto e capacitados nessa nova
modalidade faz se necessário, a disponibilidade de materiais didático coerente
os retornos de duvidas fazendo a educação a distancia terem sucesso, tirando
toda e qualquer dúvida e preconceito ainda inseridos em nossa sociedade.
2.
Há um ganho de
tempo em sala de aula obtido com a disponibilização dos materiais pelo
professor e a entrega de tarefas pelos alunos, através de Blog. Imagine que
isso acontecesse em sua disciplina. Que tipo de atividades você poderia
planejar usando algum recurso da Web 2.0 que estimulasse o trabalho
colaborativo para o desenvolvimento de algum tema?
Certamente,
ele poderá ser usado pelo professor como um importante instrumento pedagógico, sabemos que a união do texto, do áudio e da imagem faz com
que o papel do professor comece a ser repensado e aponta para um futuro no qual
só há uma certeza: a mudança constante. à
informação tecnológica sensorial e auditiva, de certa demonstração leve e de fácil acesso, e de portas para
diversas compreensões, a busca de novos meios didáticos para uma educação, que
ainda esta em processo evolutivo. Não podemos mais negar que as TICS estão em
tudo que fazemos, forte aliado a quem faz BOM USO deixando as pessoas conectadas
e informadas, um grande passa a formação acadêmica EAD, que tem muito valor,
mas continuo questionando o andamento na EDUCAÇÃO BÁSICA partir do principio da
capacitação aos profissionais deste seguimento, fazendo com que nossa geração
tenha não somente lazer e sim um grande aproveitamento educacional de
continuidade evolutiva.
Vou começar essa reflexão com Sampaio (1999) ressalta a relevância dessa pequena parcela na
percepção da profundidade em que as
diversas formas de interação evoluíram ao longo do tempo. A alfabetização
tecnológica do professor, como chama a autora, envolve – além da realidade em
permanente mutação – as tecnologias em constante
aperfeiçoamento e diversificação. Portanto, o professor – em sua formação
continuada – deverá buscar sempre inovações na área tecnológica, conceitos,
conteúdos, métodos e práticas pedagógicas para aquisição das
competências imprescindíveis na transformação do dizer teórico em prática consciente e crítica, no sentido de contextualizar as
informações a serem transmitidas com a realidade do
aluna do meu ver se torna cada vez mais importante uma alfabetização
audiovisual, uma educação para a mídia, enfim, uma alfabetização tecnológica
para interpretação e ação crítica ,juntos às novas tecnologias e formas de
comunicação. (SAMPAIO, 1999).
Percebemos hoje uma série de limitações na formação do profissional de educação para lidar com as novas formas de comunicação.
Percebemos hoje uma série de limitações na formação do profissional de educação para lidar com as novas formas de comunicação.
Minha experiência em ser cursista ead foi de uma forma
enriquecedora desde a forma de me planejar ao quanto a necessidade visual, dentro
deste novo formato de aprendizagem descobri o quanto me agrega as mídias
visuais e auditivas na ficção do saber, pensando nisso me remeti ao tempo de quando
fui alfabetizado ,quando era tão mais simples aprender com associação dentro da
Edu comunicação o termo usado da forma que os orientais mais valorizam.
Dentro deste contexto as webaulas tanto síncrona como
assíncrona foram de qrande avalia, alem de termos todos conteúdos na
midioteca,foi trabalhando com grande empenho e assiduidade no
direcionamento,resumidamente uma forma autônoma e construtiva.
Pratica
docente com uso da internet
Trabalhar em sala, porem, com
criatividade poderá explorar mais esses
recursos.o importante é inovar e saber como e saber como utilizar os recursos
disponíveis para mudar a abordagem pedagógica,preparando os alunos para atuar
em uma sociedade complexa e em constante mudança.
Trabalhando
com linguagens e codigos digitais o uso das tecnologias como ferramenta
preciosa dando suporte e enfase num aprendizado atrativo,com recursos de links
hiperlinks,plataformas digitais com uso na netiqueta no que se refere
linguagem,
Portanto, o professor – em sua formação
continuada – deverá buscar sempre inovações na área tecnológica, conceitos,
conteúdos, métodos e práticas pedagógicas para aquisição das
competências imprescindíveis na transformação do dizer teórico em prática consciente e crítica, no sentido de contextualizar as
informações a serem transmitidas com a realidade do
aluno.
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