EAD


UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-CEAD
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA




ANDRÉA LUCIANA SILVA






HISTORIA DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA







FLORIANÓPOLIS JUNHO/2011.
Introdução

Com base no contexto acima e na leitura do capítulo 1 do Caderno Pedagógico, pesquise sobre a história da educação à distância no Brasil, dos surgimentos a atualidade, e elabore um texto reflexivo sobre a pesquisa realizada.




“A EAD no Brasil é marcada por uma trajetória de sucessos, não obstante a existência de alguns momentos de estagnação provocada por ausência de políticas públicas para o setor. Em mais de cem anos, excelentes programas foram criados e, graças à existência deles fortes contribuições foram dadas ao setor para que se democratizasse a educação de qualidade, atendendo, principalmente, cidadãos fora das regiões mais favorecidas”
(ALVES, 2009, p. 9).






Evolução da Educação a Distância no Brasil

  A evolução da educação à distância nos leva dos cursos realizados por correspondências até a comunicação via internet. Antigamente recebíamos os livros, manuais pelo correio estudavam e realizavam as tarefas e depois recebíamos  o certificado. Este processo levava dias, meses ou mesmo anos. Enquanto hoje nos comunicamos com qualquer parte do mundo em apenas minutos, quando não segundos, via telefone, internet, satélites e tantos outros meios de comunicação advindos do avanço tecnológico característico do nosso tempo.
  O surgimento da Educação a Distância no Brasil vem em 1904 através do ensino por correspondência, onde Instituições de ensino privadas ofereciam cursos profissionalizantes em áreas técnicas sem exigência de escolaridade. Dessa maneira os correios promoviam as trocas de materiais educacionais entre professores e alunos.
  Logo mais em 1939 o Instituto Monitor (Instituto mais antigo do país a oferecer educação não presencial) inicia suas atividades e sete anos depois o Instituto Universal Brasileiro (IUB) começa a funcionar. O IUB caracterizou-se pelo material impresso e distribuído por meio de empresas de correio. Quem não lembradas famosas propagandas deste instituto nas revistinhas de novela e fotonovela?
  Na década de 60 entra uma nova mídia para incrementar a educação a distância: a televisão. Neste momento os projetos como Minerva e Saci são inseridos em nosso contexto educacional. Estes projetos permitiram a milhares de pessoas realizarem seus estudos básicos.
  A EAD está amparada pela LDB, 9394/96, mais especificamente pelo Artigo 80, que informa sobre o incentivo do Poder Público no desenvolvimento e veiculação de programas de ensino a distância, onde os cursos podem ser ministrados por instituições credenciadas pela União e que a mesma fará a regulamentação dos exames e registros de diplomas do curso EAD.
  A partir dos anos 90, com a popularização da Internet, surgiram no Brasil inúmeras iniciativas de cursos a distância, primeiramente na graduação, e depois na pós-graduação. Foi nessa época que surgiu o Tele curso 2000, sistema educacional de educação a distância mantida pela Fundação Roberto Marinho e pelo sistema FIESP, sendo exibido pela Rede Globo.
  A educação a distância cresceu em sintonia com a evolução dos meios de comunicação. E com a inserção da internet na educação o ensino estendeu-se a lugares distantes, onde antes não haveria possibilidade de realização. Pelo tempo restrito que as pessoas tem para estudar as aulas não presenciais permitiram uma  maior adesão de pessoas nesta modalidade de ensino.























Referências

EAD NO BRASIL E EM GOIÁS. Disponível em: . Acesso em: 27 de maio 2011.

EAD NO BRASIL E EM GOIÁS. Disponível em: <http://www.unijui.edu.br/content/view/692/2469/lang,iso-8859-1/>. Acesso em: 27 de maio 2011.

Histórico da EAD no Brasil. O surgimento da EAD no Brasil. Disponível em: <http://polofriburgo.wordpress.com/sobre-ead/historico-da-ead/>. Acesso em: 27 de maio 2011.


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