Apostila Exel
Descrição
geral das fórmulas
As fórmulas são equações que efectuam
cálculos em valores da folha de cálculo. Uma fórmula começa com um sinal de
igual (=). Por exemplo, a seguinte fórmula multiplica 2 por 3 e depois soma 5
ao resultado.
=5+2*3
Uma fórmula pode também conter uma ou todas das seguintes opções: funções,
referências, operadores econstantes.
Elementos de uma fórmula
Funções: a
função PI() devolve o valor de pi: 3,142...
Referências:
A2 devolve o valor na célula A2.
Constantes:
números ou valores de texto introduzidos directamente numa fórmula, como, por
exemplo, 2.
Operadores: o
operador ^ (acento circunflexo) eleva um número a uma potência e o operador *
(asterisco) multiplica.
Uma constante é um valor que não é calculado. Por exemplo, a data
10/9/2008, o número 210, e o texto "Ganhos trimestrais" são todas
constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão não são
constantes. Se utilizar valores constantes na fórmula em vez de referências a
células (por exemplo, =30+70+110), o resultado só é alterado se o próprio
utilizador modificar a fórmula.
Os operadores especificam o tipo de cálculo que deseja efectuar com os
elementos de uma fórmula. Existe uma ordem predefinida pela qual os cálculos
ocorrem, mas é possível alterar essa ordem utilizando parênteses.
Tipos de operadores
Existem quatro tipos de operadores de cálculo diferentes: aritméticos,
de comparação, de concatenação de texto e de referência.
Operadores aritméticos
Para executar operações matemáticas básicas - como a adição, subtracção
ou multiplicação -, combinar números e produzir resultados numéricos, utilize
os seguintes operadores aritméticos.
OPERADOR ARITMÉTICO
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SIGNIFICADO
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EXEMPLO
|
+ (sinal de adição)
|
Adição
|
3+3
|
- (sinal de subtracção)
|
Subtracção
Negação |
3–1
–1 |
* (asterisco)
|
Multiplicação
|
3*3
|
/ (barra)
|
Divisão
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3/3
|
% (símbolo de percentagem)
|
Percentagem
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20%
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^ (acento circunflexo)
|
Exponenciação)
|
3^2
|
Operadores de comparação
É possível comparar dois valores com os operadores que se seguem. Quando
quando forem comparados dois valores utilizando estes
OPERADOR DE COMPARAÇÃO
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SIGNIFICADO
|
EXEMPLO
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= (sinal de igual)
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Igual a
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A1=B1
|
> (sinal de maior)
|
Maior que
|
A1>B1
|
< (sinal de menor)
|
Menor que
|
A1
|
>= (sinal de maior ou igual)
Maior ou igual a
A1>=B1
<= (sinal de menor ou igual)
Menor ou igual a
A1<=B1
<> (sinal de diferente)
Diferente de
A1<>B1
operadores, o resultado será um valor lógico: VERDADEIRO ou FALSO.
Operador de concatenação de texto
Utilize o 'E' comercial (&) para ligar ou concatenar uma ou mais
cadeias de texto, de modo a formar um único texto.
OPERADOR DE TEXTO
|
SIGNIFICADO
|
EXEMPLO
|
& ("E" comercial)
|
Liga ou concatena dois valores e produz um valor de texto contínuo
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"Ada"&"mastor"
|
Operadores de referência
Combinam intervalos de células para cálculos com os seguintes
operadores.
OPERADOR DE REFERÊNCIA
|
SIGNIFICADO
|
EXEMPLO
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: (dois pontos)
|
Operador de intervalo que produz uma referência a todas as células
entre duas referências, incluindo as duas referências
|
B5:B15
|
, (vírgula)
|
Operador de união que combina várias referências numa só
|
SOMA(B5:B15;D5:D15)
|
(espaço)
|
Operador de intersecção que produz uma referência para as células
comuns às duas referências
|
B7:D7 C6:C8
|
Ordem de execução de operações de
fórmulas no Excel
Em alguns casos a ordem pela qual o cálculo é efectuado poderá afectar o
valor devolvido pela fórmula, pelo que é importante compreender como a ordem é
determinada e como é possível alterar a ordem para obter os resultados
desejados.
Ordem de cálculo
As fórmulas calculam valores por uma ordem específica. Uma fórmula do
Excel começa sempre por um sinal de igual (=). O sinal de igual informa o Excel
de que os caracteres que se seguem constituem uma fórmula. A seguir ao sinal de
igual estão os elementos a calcular (os operandos), separados por operadores de
cálculo. O Excel calcula a fórmula da esquerda para a direita, de acordo com uma
ordem específica para cada operador da fórmula.
Precedência de operadores
Se combinar vários operadores numa única fórmula, o Excel executará as
operações pela ordem apresentada na seguinte tabela. Se a fórmula contiver
operadores com a mesma precedência - por exemplo, se uma fórmula possuir um
operador de multiplicação e outro de divisão -, o Excel avaliará os
operadores da esquerda para a direita.
OPERADOR
|
DESCRIÇÃO
|
: (dois pontos)
(espaço simples)
, (vírgula)
|
Operadores de referência
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–
|
Negação (como –1)
|
%
|
Percentagem
|
^
|
Exponenciação
|
* e /
|
Multiplicação e divisão
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+ e -
|
Adição e subtracção
|
&
|
Liga duas cadeias de texto (concatenação)
|
=
<> <= >= <> |
Comparação
|
Utilização de parênteses
Para alterar a ordem de avaliação, escreva entre parênteses a parte da
fórmula que deseja calcular primeiro. Por exemplo, a seguinte fórmula tem como
resultado 11 porque o Excel calcula a multiplicação antes da adição. A fórmula
multiplica 2 por 3 e depois soma 5 ao resultado.
=5+2*3
Por outro lado, se utilizar parênteses para alterar a sintaxe, o Excel
adiciona 5 e 2 e depois multiplica o resultado por 3, obtendo 21.
=(5+2)*3
No exemplo que se segue, os parênteses da primeira parte da fórmula
forçam o Excel a calcular B4+25 em primeiro lugar e, em seguida, a dividir o
resultado pela soma dos valores das células D5, E5 e F5.
=(B4+25)/SOMA(D5:F5)
As funções são fórmulas predefinidas que executam cálculos utilizando
valores específicos, denominados argumentos, numa ordem específica, ou
estrutura. As funções podem ser utilizadas para executar cálculos simples ou
complexos.
Sintaxe das funções
O seguinte exemplo da função ARREDONDAR para arredondar um número na
célula A10 ilustra a sintaxe de uma função.
Estrutura de uma função
Estrutura. A
estrutura de uma função começa com um sinal de igual (=), seguido do nome da
função, um parêntese inicial, os argumentos da função separados por vírgulas e
um parêntese final.
Nome da
função. Para obter uma lista de funções disponíveis, clique numa célula e prima
SHIFT+F3.
Argumentos.
Os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos do tipo VERDADEIRO ou
FALSO,matrizes, valores de
erro do tipo #N/D ou referências de célula. O argumento que indicar
deve produzir um valor válido para esse argumento. Os argumentos podem também
ser constantes, fórmulas ou outras funções.
Descrição do
argumento. Aparece uma descrição com a sintaxe e os argumentos conforme escreve
a função. Por exemplo, escreva =ARRED( e a descrição aparecerá. As descrições
só aparecem para funções incorporadas.
Introduzir funções
Quando cria uma fórmula que contenha uma função, a caixa de diálogo Inserir função ajudá-lo-á a inserir as funções da
folha de cálculo. Ao inserir uma função numa fórmula, a caixa de diálogo Inserir função mostrará o nome da função, cada um
dos seus argumentos, a descrição da função e cada argumento, o resultado actual
da função e o resultado actual da fórmula completa.
Para facilitar a criação e edição de fórmulas e minimizar os erros de
digitação e de sintaxe, utilize a função de conclusão automática de fórmulas.
Após digitar = (sinal de igual) e as letras iniciais ou um accionador de
visualização, o Microsoft Office Excel mostrará por baixo da célula uma lista
pendente dinâmica de funções, argumentos e nomes válidos que correspondam às
letras ou ao accionador. Poderá então inserir um item da lista pendente na
fórmula.
Aninhar funções
Em certos casos, poderá ter de utilizar uma função como um dos argumentos de outra função. Por exemplo, a fórmula seguinte utiliza uma função
MÉDIA aninhada e compara o resultado com o valor 50.
As funções
MÉDIA e SOMA estão aninhadas na função SE.
Devoluções válidas Quando uma função aninhada
é utilizada como argumento, terá de devolver um valor do mesmo tipo utilizado
pelo argumento. Por exemplo, se o argumento devolver um valor do tipo
VERDADEIRO ou FALSO, a função aninhada terá de devolver um valor do tipo
VERDADEIRO ou FALSO. Se não o fizer, o Microsoft Excel mostrará um valor de
erro #VALOR!
Aninhamento dos limites dos níveis Uma fórmula
pode conter até sete níveis de funções aninhadas. Quando a Função B é utilizada
como argumento da Função A, a Função B é uma função de segundo nível. Por
exemplo, a função MÉDIA e a função SOMA são ambas funções de segundo nível, uma
vez que são argumentos da função SE. Uma função aninhada dentro da função MÉDIA
seria uma função de terceiro nível, e assim sucessivamente.
Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células numa
folha de cálculo e indica ao Microsoft Excel onde procurar os valores ou dados
que pretende utilizar numa fórmula. Com as referências, poderá utilizar dados
contidos em diferentes partes de uma folha de cálculo numa fórmula, ou poderá
utilizar o valor de uma célula em várias fórmulas. Também poderá fazer
referência a outras folhas de cálculo no mesmo livro e para outros livros. As
referências a células de outros livros são denominadas ligações
O estilo de referência A1
O estilo de referência predefinido Por
predefinição o Excel utiliza o estilo de referência A1, que se refere a colunas
com letras (de A a XFD, num total de 16.384 colunas) e a linhas com números (de
1 até 1.048.576). Estas letras e números são denominados cabeçalhos de linha e
coluna. Para fazer referência a uma célula, introduza a letra da coluna,
seguida do número da linha. Por exemplo, B2 refere-se à célula na intersecção
da coluna B e da linha 2.
PARA FAZER REFERÊNCIA A
|
UTILIZAR
|
A célula na coluna A e na linha 10
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A10
|
O intervalo de células na coluna A e nas linhas de 10 a 20
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A10:A20
|
O intervalo de células na linha 15 e nas colunas de B a E
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B15:E15
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Todas as células na linha 5
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5:5
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Todas as células nas linhas de 5 a 10
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5:10
|
Todas as células na coluna H
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H:H
|
Todas as células nas colunas de H a J
|
H:J
|
O intervalo de células nas colunas de A a E e nas linhas de 10 a 20
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A10:E20
|
Fazer uma referência a outra folha de cálculo
No seguinte exemplo, a função de folha de cálculo MÉDIA calcula o valor médio
para o intervalo B1:B10 da folha de cálculo denominada Marketing no mesmo
livro.
Referência a um intervalo de células noutra folha de cálculo no mesmo
livro
Refere-se à
folha de cálculo Marketing
Refere-se ao
intervalo de células entre B1 e B10, inclusivamente
Separa a
referência da folha de cálculo da referência do intervalo de células
Diferença entre referências
absolutas, relativas e mistas
Referências relativas Uma
referência de célula relativa numa fórmula, como, por exemplo, A1, com base na
posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula a que a referência
se refere. Se a posição da célula que contém a fórmula for alterada, a
referência será alterada. Se copiar ou preencher a fórmula para o lado nas
linhas e para baixo nas colunas, a referência ajustar-se-á automaticamente. Por
predefinição, as fórmulas novas utilizam referências relativas. Por exemplo, se
copiar ou preencher uma referência relativa da célula B2 para a célula B3, esta
ajustar-se-á automaticamente de =A1 para =A2.
Fórmula copiada com referência relativa
Referências absolutas Uma
referência de célula absoluta numa fórmula, como por exemplo $A$1, faz sempre
referência a uma célula numa localização específica. Se a posição da célula que
contém a fórmula for alterada, a referência absoluta permanecerá. Se copiar ou
preencher a fórmula para o lado nas linhas e para baixo nas colunas, a
referência absoluta não se ajustará. Por predefinição, as fórmulas novas
utilizam referências relativas e poderá necessitar de as alterar para
referências absolutas. Por exemplo, se copiar ou preencher uma referência
absoluta da célula B2 para a célula B3, esta permanecerá nas duas células
=$A$1.
Fórmula copiada com referência absoluta
Referências mistas Uma referência mista tem
uma coluna absoluta e uma linha relativa ou uma linha absoluta e uma coluna
relativa. Uma referência de coluna absoluta fica com o formato $A1, $B1 e assim
sucessivamente. Uma referência de linha absoluta fica com o formato A$1, B$1 e
assim sucessivamente. Se a posição da célula que contém a fórmula for alterada,
a referência relativa será alterada e a referência absoluta permanecerá. Se
copiar ou preencher a fórmula para o lado nas linhas e para baixo nas colunas,
a referência relativa ajustar-se-á automaticamente e a referência absoluta não
se ajustará. Por exemplo, se copiar ou preencher uma referência mista da célula
A2 para B3, esta ajustar-se-á de =A$1 para =B$1.
Fórmula copiada com referência mista
Estilo de referência 3D
Referir convenientemente múltiplas folhas de cálculo Se
pretender analisar dados na mesma célula ou intervalo de células em várias
folhas de cálculo do livro, utilize uma referência 3D. Uma referência 3D inclui
a referência da célula ou do intervalo, antecedida por um intervalo de nomes de
folhas de cálculo. O Excel utiliza quaisquer folhas de cálculo guardadas entre
os nomes iniciais e finais da referência. Por exemplo, =SOMA(Folha2:Folha13!B5)
adiciona os valores contidos na célula B5 em todas as folhas de cálculo entre a
Folha 2 e a Folha 13, inclusive.
·
Pode utilizar referências 3D para fazer referência a células noutras
folhas de cálculo, para definir nomes e para criar fórmulas utilizando as
seguintes funções: SOMA, MÉDIA, MÉDIAA, CONTAR, CONTAR.VAL, MÁXIMO, MÁXIMOA,
MÍNIMO, MÍNIMOA, PRODUTO, DESVPAD, DESVPADA, DESVPADP, DESVPADPA, VAR, VARA,
VARP e VARPA.
·
As referências 3D não podem ser utilizadas com o operador de intersecção (um espaço) nem nas fórmulas que utilizem intersecção implícita.
O que sucede quando move, copia, insere ou elimina folhas de cálculo
Os exemplos que se seguem explicam o que sucede quando move, copia, insere ou
elimina folhas de cálculo que façam parte de uma referência 3D. Os exemplos
utilizam a fórmula =SOMA(Folha2:Folha6!A2:A5) para adicionar as células A2 a A5
nas folhas de cálculo 2 a 6.
·
Inserir ou copiar Se inserir
ou copiar folhas entre a Folha2 e a Folha6 (os extremos deste exemplo), o
Microsoft Excel incluirá nos cálculos todos os valores das células A2 a A5 das
folhas adicionadas.
·
Eliminar Se eliminar
folhas entre a Folha2 e a Folha6, o Excel retirará os respectivos valores dos
cálculos.
·
Mover Se mover
folhas entre a Folha2 e a Folha6 para outro local fora da referência do
intervalo das folhas, o Excel removerá os respectivos valores dos cálculos.
·
Mover um extremo Se mover a
Folha2 ou a Folha6 para outro local no mesmo livro, o Excel ajustará os
cálculos para acomodar o novo intervalo de folhas entre eles.
·
Eliminar um extremo
Se eliminar a Folha2 ou a Folha6, o Excel ajustará os cálculos para acomodar o
intervalo de folhas entre eles.
O estilo de referência L1C1
Poderá também utilizar um estilo de referência em que tanto as linhas
como as colunas da folha de cálculo são numeradas. O estilo de referência L1C1
é útil para avaliar a posição das linhas e das colunas nas macros. No estilo
L1C1, o Excel indica a localização de uma célula com um "L" seguido
por um número de linha e um "C" seguido por um número de coluna.
REFERÊNCIA
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SIGNIFICADO
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L[-2]C
|
|
L[2]C[2]
|
Uma referência relativa à célula duas linhas abaixo e duas colunas
para a direita
|
L2C2
|
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L[-1]
|
Uma referência relativa à linha completa acima da célula activa
|
L
|
Uma referência absoluta à linha actual
|
Quando grava uma macro, o Excel grava alguns dos comandos utilizando o
estilo de referência L1C1. Por exemplo, se gravar um comando como clicar no
botão Soma automática para inserir uma fórmula que adiciona um intervalo de células, o Excel
gravará a fórmula utilizando referências do estilo L1C1, e não do estilo A1.
É possível activar e desactivar o estilo de referência L1C1
seleccionando ou desmarcando a caixa de verificaçãoEstilo de referência L1C1 na secção Trabalhar com
fórmulas, na categoria Fórmulas da caixa de diálogoOpções do Excel apresentada a partir do Botão do Microsoft
Office . .
É possível criar nomes definidos para
representar células, intervalos de células, fórmulas ou valores constantes. Um nome
é uma indicação significativa que ajuda a compreender o objectivo de uma referência de célula, constante,fórmula ou tabela, sendo que
cada uma poderá ser difícil de compreender à primeira vista. As seguintes
informações mostram exemplos comuns de nomes e da forma como os mesmos podem
melhorar a clareza e a compreensão.
TIPO DE EXEMPLO
|
EXEMPLO SEM NOME
|
EXEMPLO COM UM NOME
|
Referência
|
=SOMA(C20:C30)
|
=SOMA(VendasPrimeiroTrimestre)
|
Constante
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=PRODUTO(A5;8,3)
|
=PRODUTO(Preço,ImpostoVendasPorto)
|
Fórmula
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=SOMA(PROCV(A1,B1:F20,5,FALSO), —G5)
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=SOMA(Nível_Inventário,—Montante_Encomenda)
|
Tabela
|
C4:G36
|
=MáxVendas06
|
Tipos de nomes
Existem vários tipos de nomes que pode criar e utilizar.
Nome definido Um nome que representa uma célula, intervalo de
células, fórmula ou valor constante. Pode criar o seu próprio nome definido e,
por vezes, o Excel cria um nome definido por si, como, por exemplo, quando
define uma área de impressão.
Nome da tabela Um nome para uma tabela do Excel, que consiste
numa colecção de dados sobre um assunto específico armazenado em registos
(linhas) e campos (colunas). O Excel cria um nome predefinido de tabela do
Excel, "Tabela1", "Tabela2", e assim sucessivamente, sempre
que inserir uma tabela do Excel, mas poderá alterar o nome para a tornar mais
significativa. Para obter mais informações sobre tabelas do Excel, consulte Utilizar referências
estruturadas com tabelas do Excel.
Criar e introduzir nomes
Pode criar nomes utilizando:
·
Caixa de nome na barra de fórmulas
É utilizada para criar um nome ao nível do livro para um intervalo
seleccionado.
·
Criar um nome a partir da selecção Pode
criar nomes facilmente a partir dos rótulos de linhas e colunas existentes,
utilizando uma selecção de células na folha de cálculo.
·
Caixa de diálogo Novo Nome
É utilizado quando pretender ter mais flexibilidade na criação de nomes, como,
por exemplo, especificar o âmbito do nível de uma folha de cálculo local ou
criar um comentário ao nome.
Para escrever um nome, pode:
·
Escrever Escrever
o nome, por exemplo, como um argumento numa fórmula.
·
Utilizar a Conclusão Automática de Fórmulas
Utilizar a lista pendente Conclusão Automática de Fórmulas, na qual os nomes
válidos são listados automaticamente.
·
Seleccionar a partir do comando Utilizar na Fórmula Seleccionar
um nome definido numa lista disponibilizada pelo comando Utilizar na Fórmula no grupo Nomes Definidos no separador Fórmula.
Uma fórmula de matriz pode efectuar cálculos múltiplos e, em seguida,
devolver um resultado único ou múltiplos resultados. As fórmulas de matriz
actuam de acordo com dois ou mais conjuntos de valores conhecidos como
argumentos de matriz. Cada argumento de matriz tem de ter o mesmo número de
linhas e de colunas. As fórmulas de matriz são criadas do mesmo modo que se
criam outras fórmulas, excepto que tem de premir CTRL+SHIFT+ENTER para
introduzir a fórmula. Algumas das funções incorporadas são fórmulas de matriz,
e têm que ser introduzidas como matrizes para obter os resultados correctos.
As constantes de matriz podem ser utilizadas para substituir as
referências quando não quiser introduzir cada valor da constante numa célula
separada da folha de cálculo.
Utilizar uma fórmula de matriz para
calcular resultados únicos ou múltiplos
Ao introduzir uma fórmula de matriz, o Microsoft Excel insere
automaticamente a fórmula entre { } (chavetas).
Para calcular um único resultado Este tipo de
fórmula de matriz pode simplificar um modelo de folha de cálculo, substituindo
várias fórmulas diferentes por uma única fórmula de matriz.
Por exemplo, em seguida calcula-se o valor total de uma matriz de
cotações de mercado e acções, sem utilizar uma linha de células para calcular e
mostrar os valores individuais de cada acção.
Fórmula de matriz que gera um único resultado
Quando introduz a fórmula ={SOMA(B2:D2*B3:D3)} como fórmula de matriz,
multiplica as Acções e o Preço por cada acção e, em seguida, adiciona os
resultados desse cálculo.
Para calcular múltiplos resultados Algumas
funções da folha de cálculo devolvem matrizes de valores ou requerem uma matriz
de valores como um argumento. Para calcular múltiplos resultados com uma
fórmula de matriz, terá de introduzir a matriz num intervalo de células que
tenha o mesmo número de linhas e colunas que os argumentos da matriz.
Por exemplo, depois de fornecida uma série de três valores de vendas (na
coluna B) referente a uma série de três meses (na coluna A), a função TENDÊNCIA
determina os valores de linha recta relativos aos valores das vendas. Para
mostrar todos os resultados da fórmula, terá de a introduzir em três células da
coluna C (C1:C3).
Fórmula de matriz que gera múltiplos resultados
Quando introduz a fórmula =TENDÊNCIA(B1:B3;A1:A3) como fórmula de
matriz, gera três resultados separados (22196, 17079 e 11962), com base em três
valores de vendas e em três meses.
Utilizar constantes de matriz
Numa fórmula vulgar, pode introduzir uma referência a uma célula que
contém um valor ou o próprio valor, também designado por constante. Do mesmo
modo, numa fórmula de matriz pode introduzir uma referência a uma matriz ou
escrever a matriz de valores nas células, também denominadas constantes de
matriz. As fórmulas de matriz aceitam constantes tais como as fórmulas sem
matriz, mas tem de introduzir as constantes de matriz num determinado formato.
As constantes de matriz podem conter números, texto, valores lógicos
como VERDADEIRO ou FALSO, ou valores de erro como #N/D. Diferentes tipos de
valores podem estar na mesma constante de matriz — por exemplo,
{1,3,4;VERDADEIRO,FALSO,VERDADEIRO}. Os números de constantes de matriz podem
ser do tipo: número inteiro, decimal ou de formato científico. O texto tem de
estar entre aspas duplas — por exemplo, "Terça-feira".
As constantes de matriz não podem conter referências de células, colunas
ou linhas com comprimentos diferentes, fórmulas ou caracteres especiais $
(símbolo do dólar), parênteses ou % (símbolo de percentagem).
Ao formatar constantes de matriz, certifique-se de:
·
As incluir entre chavetas ( { } ).
·
Separar os valores em colunas diferentes por vírgulas (,). Por exemplo,
para representar os valores 10, 20, 30 e 40, escreva {10,20,30,40}. Esta
constante de matriz é conhecida como sendo uma matriz de 1 por 4 e equivale à
referência de 1-linha-por-4-colunas.
·
Separar os valores em linhas diferentes por ponto e vírgula (;). Por
exemplo, para representar os valores 10, 20, 30 e 40 numa só linha e os valores
50, 60, 70 e 80 na linha imediatamente abaixo, teria de introduzir uma
constante de matriz 2 por 4: {10,20,30,40;50,60,70,80}.
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Consulte Também:
Avaliar passo
a passo uma fórmula aninhada
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