PRÁXIS E EDUCAÇÃO
PRÁXIS E EDUCAÇÃO
Os percursos da dialética e filosofia da
práxis tem como características que surgem quando reafirmamos que a ciência é o
conhecimento verdadeiro, aonde as atividades humanas, em construção e
contradição vão ao campo da investigação .
O conceito de práxis faz pensar em uma
“educação humanizadora”, com mediação na atividade pratica e teórica, sendo a
dialética o centro do pensamento praxista, onde os argumentos são expostos no
dialogo. Para alguns filósofos não há uma dialética verdadeira, e é na
modernidade que ela é vista não só como método de exposição e investigação.
Assim a formulação filosófica da dialética seria vista em três momentos: a
Tese, que é a afirmação de objetos e fenômenos, a Antítese, que é vista como a
contradição ou negação da matéria ou fenômeno, e por ultimo a Síntese, que é o
momento da “negação da negação”, ou quando se da à superação da dialética.
Segundo a interpretação das leis da
interpenetração dos contrários, da negação, da passagem da quantidade à
qualidade conforme Friedrich Engels, a primeira defende que tudo esta em fluxo,
em movimento e em contradição. A segunda é a negação do que foi negado, a
síntese, que é a emergência do novo. A terceira é relacionada à quantidade, que
pode modificar algo, mudando a qualidade.
A dialética não defende o “eterno
retorno”, ou repetições de um mesmo ciclo, mas sim, como afirmava MARX, “uma
espiral em que novas sínteses são cada vez mais elevadas de grau”, síntese
nesta citação é superação.
Na educação, o método dialético se
configura entre a atividade pratica e teórica, configurando assim o agente
educador, agindo sob a práxis, não negando a importância da teoria, usando a
interação da dialética, como dita antes, entre a teoria e a pratica. Ou seja:
“ação-reflexão-acão”, englobando isto em uma sociedade em constante
transformação, e considerando as propostas e necessidades da sociedade.
REFERENCIAS:
Caderno Pedagógico,
Capítulo 3. Disponível em:
< http://www.moodle.udesc.br/file.php/667/FILOSOFIA/af_filosofia_cap03.pdf> Último acesso em
07/07/ 2011.
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