PRÁXIS E EDUCAÇÃO


PRÁXIS E EDUCAÇÃO
    Os percursos da dialética e filosofia da práxis tem como características que surgem quando reafirmamos que a ciência é o conhecimento verdadeiro, aonde as atividades humanas, em construção e contradição vão ao campo da investigação .
      O conceito de práxis faz pensar em uma “educação humanizadora”, com mediação na atividade pratica e teórica, sendo a dialética o centro do pensamento praxista, onde os argumentos são expostos no dialogo. Para alguns filósofos não há uma dialética verdadeira, e é na modernidade que ela é vista não só como método de exposição e investigação. Assim a formulação filosófica da dialética seria vista em três momentos: a Tese, que é a afirmação de objetos e fenômenos, a Antítese, que é vista como a contradição ou negação da matéria ou fenômeno, e por ultimo a Síntese, que é o momento da “negação da negação”, ou quando se da à superação da dialética.
      Segundo a interpretação das leis da interpenetração dos contrários, da negação, da passagem da quantidade à qualidade conforme Friedrich Engels, a primeira defende que tudo esta em fluxo, em movimento e em contradição. A segunda é a negação do que foi negado, a síntese, que é a emergência do novo. A terceira é relacionada à quantidade, que pode modificar algo, mudando a qualidade.
      A dialética não defende o “eterno retorno”, ou repetições de um mesmo ciclo, mas sim, como afirmava MARX, “uma espiral em que novas sínteses são cada vez mais elevadas de grau”, síntese nesta citação é superação.
      Na educação, o método dialético se configura entre a atividade pratica e teórica, configurando assim o agente educador, agindo sob a práxis, não negando a importância da teoria, usando a interação da dialética, como dita antes, entre a teoria e a pratica. Ou seja: “ação-reflexão-acão”, englobando isto em uma sociedade em constante transformação, e considerando as propostas e necessidades da sociedade. 
REFERENCIAS:
Caderno Pedagógico, Capítulo 3. Disponível em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mediação

Netiqueta – As bases de um bom convívio em meio virtual

Aprendizagem significativa