Geografia,Matemática-Cognição
PLANO DE AULA
TEMA: Reciclagem: Os Diferentes Tipos de Lixos que
produzimos o que podemos aproveitar para uso educacional
SÉRIE/NÍVEL: 6º ano do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar sobre os diferentes
tipos de lixos que produzimos, é uma oportunidade para que os alunos reflitam
sobre o quanto produzimos lixos, contextualizando com a reciclagem, sendo que
esta problemática está inserida ao cotidiano dos alunos, ao qual se busca
despertar a curiosidade, o interesse por investigar, questionar o assunto, para
que o aluno com a ajuda do professor possa discutir, pesquisar e aprender o
conhecimento científico. Dessa maneira procura-se formar futuros cidadãos
críticos sobre a sociedade, que se preocupem com o meio ambiente e que se
tornem transformadores da realidade, proporcionando a resolução de problemas do
nosso cotidiano.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a prática de consumo consciente, com
responsabilidade de todos, na busca de redução e de destino correto do lixo
produzido.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Dispor os diferentes tipos de lixo que produzimos;
- Estabelecer o destino certo para diferentes tipos de lixos;
- Adotar práticas sustentáveis para o consumo consciente.
·
Conscientizar
os alunos da problemática do lixo doméstico
·
Identificar
os diferentes tipos de lixo e seu destino final.
·
Trabalhar
a conscientização
·
Criar
estratégias de soluções
·
Reaproveitar
matérias para
CONTEÚDOS
- Classificação do lixo;
- Responsabilidade compartilhada;
- Consumo consciente.
- Construção de jogos cognitivos
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
RESULTADOS ESPERADOS
Iniciar uma conversa com os alunos Formular
questões tais como:
Você
acha que tudo isso é lixo por quê?
É
possível produzir menos lixo?
São
muitos os alunos que desperdiçam papel?
Vocês
conhecem papel reciclado? Onde vocês viram?
É
importante separar e reciclar o lixo em casa? Justifique.
Para
onde vai o lixo que produzimos?
No
local onde você mora tem organizações que realizam a coleta seletiva?
Vocês
já viram o caminhão de coleta seletiva passar em sua rua, o que eles coletam?
Você
conhece as cores das lixeiras que tem
coleta seletiva em sua escola?
De
acordo com as caixas quais materiais são coletados?
Depois
levar fotos de locais onde pessoas joga lixo sem qualquer cuidado, e outras
fotos em preto e branco de lixos jogados e coletados.
Os
alunos irão observar as fotos e depois trazer para a realidade do local onde
mora.
Atividade
ideal para todos os anos do ensino Fundamental I, com comunicação oral,
desenhos, leitura e escrita e construção de jogos com material reciclado.
Após a conversa, pedir que a turma
divida-se em 3 grupos e distribuir um texto diferente para cada um, para que um
dos alunos leia em voz alta para o seu grupo. Sendo os textos:
·
“Consumo
Consciente”.
Depois da leitura cada grupo
deverá discutir o assunto e escolher um dos alunos para explicar o que foi
discutido referente ao texto para toda turma. O professor deverá mediá-los.
Em seguida apresentar o vídeo: "O Nosso
Lixo (2/3) - TV Brasil" . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU Acesso em 16/08/2017.
Observar
o que é jogado no chão e no lixo orgânico no horário do recreio ou do café da
manha, contar o número de alunos que jogam alimentos no lixo.
Jogos cognitivo:
dominó
Objetivo:
Reciclar materiais por meio de brincadeiras
Reduzir
a quantidade de lixos
Reaproveitar
sobras e materiais que iriam para o lixo e transformar em brinquedos pedagógicos.
Etapas:
pesquisar produção excessiva de resíduos sólidos
Interagir
com materiais reciclados que possam ser reaproveitados
Desenvolver
brinquedos pedagógicos utilizando
reciclagem
Com
a caixa de leite é possível confeccionar um dominó grande, para uma atividade
lúdica, portadores de necessidades especiais,
com EVA, a confecção de dominó normal para alunos mais velhos,pode ser
também com papelão cortados de tamanhos retangulares iguais, ou caixas de
sapatos. As tampas de garrafas também
podem transformar em um dominó diferente circulares com um risco central e
numerando cada metade ou deixando em branco, neste caso o uso de números também
é interessante. Pode ser montado dominós mistos com figuras de frações e números correspondentes ou palavras associados aos
nomes 5RS e t frases de soluções .
RECURSOS UTILIZADOS
Ø Uma
cópia dos textos:
·
"Classificação adotada
para os tipos de lixo". Disponível em : http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm
Acesso em 16/08/2017.
·
"Ricardo Abramovay e a
riqueza do lixo".
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/ricardo-abramovay-e-a-riqueza-do-lixo-763575.shtml
Acesso em 16/08/2017.
·
“Consumo
Consciente”. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/consumo-consciente.htm
Acesso em 16/03/2015.
Ø Uma
folha de caderno e uma caneta para cada aluno.
Ø Materiais
recicláveis recolhidos
Ø Computador
Ø Data
show
Ø Internet
para demostrar o vídeo: "O Nosso Lixo (2/3) - TV Brasil" . Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU Acesso em 16/08/2017.
Ø Uso de caixa de
leite, papel pardo ou jornal, guache preto, sobras de EVA, papelão, tesoura,
caixas de sapatos, tampinhas de garrafas
entre outros.
Ø
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá pela observação de como os alunos
compreenderam os conceitos envolvidos, através de seus relatos nas discussões e
pela interação. Também pela aplicação da redação se estará de acordo com o tema
trabalhado.
REFERÊNCIA CONSULTADA
CAMPOS, Fernando Rossetto Gallego. Ciência, tecnologia e sociedade.
Florianópolis: Publicações do IFSC, 2010. 85 p.
COELHO, Ricardo Motta Pinto. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável. Recóleo
Editora, 2010. 321p.
Comentários
Postar um comentário