Geografia,Matemática-Cognição

PLANO DE AULA

TEMA: Reciclagem: Os Diferentes Tipos de Lixos que produzimos o que podemos aproveitar para uso educacional

SÉRIE/NÍVEL: 6º ano do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

Trabalhar sobre os diferentes tipos de lixos que produzimos, é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o quanto produzimos lixos, contextualizando com a reciclagem, sendo que esta problemática está inserida ao cotidiano dos alunos, ao qual se busca despertar a curiosidade, o interesse por investigar, questionar o assunto, para que o aluno com a ajuda do professor possa discutir, pesquisar e aprender o conhecimento científico. Dessa maneira procura-se formar futuros cidadãos críticos sobre a sociedade, que se preocupem com o meio ambiente e que se tornem transformadores da realidade, proporcionando a resolução de problemas do nosso cotidiano.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a prática de consumo consciente, com responsabilidade de todos, na busca de redução e de destino correto do lixo produzido.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Dispor os diferentes tipos de lixo que produzimos;
  • Estabelecer o destino certo para diferentes tipos de lixos;
  • Adotar práticas sustentáveis para o consumo consciente.
·         Conscientizar os alunos da problemática do lixo doméstico
·         Identificar os diferentes tipos de lixo e seu destino final.
·         Trabalhar a conscientização
·         Criar estratégias de soluções
·         Reaproveitar matérias para


CONTEÚDOS


  • Classificação do lixo;
  • Responsabilidade compartilhada;
  • Consumo consciente.
  • Construção de jogos cognitivos







DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
RESULTADOS ESPERADOS
Iniciar uma conversa com os alunos Formular questões tais como:

Você acha que tudo isso é lixo por quê?

É possível produzir menos lixo?

São muitos os alunos que desperdiçam papel?

Vocês conhecem papel reciclado? Onde vocês viram?

É importante separar e reciclar o lixo em casa? Justifique.

Para onde vai o lixo que produzimos?

No local onde você mora tem organizações que realizam a coleta seletiva?

Vocês já viram o caminhão de coleta seletiva passar em sua rua, o que eles coletam?

Você conhece as cores das  lixeiras que tem coleta seletiva em sua escola?

De acordo com as caixas quais materiais são coletados?

Depois levar fotos de locais onde pessoas joga lixo sem qualquer cuidado, e outras fotos em preto e branco de lixos jogados e coletados.

Os alunos irão observar as fotos e depois trazer para a realidade do local onde mora.

Atividade ideal para todos os anos do ensino Fundamental I, com comunicação oral, desenhos, leitura e escrita e construção de jogos com material reciclado.
Após a conversa, pedir que a turma divida-se em 3 grupos e distribuir um texto diferente para cada um, para que um dos alunos leia em voz alta para o seu grupo. Sendo os textos:
·         “Consumo Consciente”.

Depois da leitura cada grupo deverá discutir o assunto e escolher um dos alunos para explicar o que foi discutido referente ao texto para toda turma. O professor deverá mediá-los.
Em seguida apresentar o vídeo: "O Nosso Lixo (2/3) - TV Brasil" . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU  Acesso em 16/08/2017.
Observar o que é jogado no chão e no lixo orgânico no horário do recreio ou do café da manha, contar o número de alunos que jogam alimentos no lixo.





 Jogos cognitivo: dominó

Objetivo: Reciclar materiais por meio de brincadeiras

Reduzir a quantidade de lixos

Reaproveitar sobras e materiais que iriam para o lixo e transformar em  brinquedos pedagógicos.

Etapas: pesquisar produção excessiva de resíduos sólidos

Interagir com materiais reciclados que possam ser reaproveitados

Desenvolver brinquedos pedagógicos utilizando  reciclagem


Com a caixa de leite é possível confeccionar um dominó grande, para uma atividade lúdica, portadores de necessidades especiais,  com EVA, a confecção de dominó normal para alunos mais velhos,pode ser também com papelão cortados de tamanhos retangulares iguais, ou caixas de sapatos.  As tampas de garrafas também podem transformar em um dominó diferente circulares com um risco central e numerando cada metade ou deixando em branco, neste caso o uso de números também é interessante. Pode ser montado dominós mistos com figuras  de frações e números  correspondentes ou palavras associados aos nomes 5RS e t frases de soluções .














RECURSOS UTILIZADOS

Ø  Uma cópia dos textos:
Acesso em 16/08/2017.

·         “Consumo Consciente”. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/consumo-consciente.htm  Acesso em 16/03/2015.
Ø  Uma folha de caderno e uma caneta para cada aluno.
Ø  Materiais recicláveis recolhidos
Ø  Computador
Ø  Data show
Ø  Internet para demostrar o vídeo: "O Nosso Lixo (2/3) - TV Brasil" . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU  Acesso em 16/08/2017.
Ø  Uso de caixa de leite, papel pardo ou jornal, guache preto, sobras de EVA, papelão, tesoura, caixas de sapatos,  tampinhas de garrafas entre outros.
Ø   

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá pela observação de como os alunos compreenderam os conceitos envolvidos, através de seus relatos nas discussões e pela interação. Também pela aplicação da redação se estará de acordo com o tema trabalhado.


REFERÊNCIA CONSULTADA
CAMPOS, Fernando Rossetto Gallego. Ciência, tecnologia e sociedade. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2010. 85 p.
COELHO, Ricardo Motta Pinto. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável. Recóleo Editora, 2010. 321p.

 geo













geo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mediação

Netiqueta – As bases de um bom convívio em meio virtual

Aprendizagem significativa