Dicas de Uso das TICS como ferramenta pedagógica
1. Crie grupos com sua turma para
postar informações, avisos e dicas.
2. Compartilhe conteúdo
multimídia relacionado aos temas trabalhados em sala de aula.
3. Use a rede social como canal
de jornalismo estudantil. Crie uma página para que seus alunos postem novidades
sobre projetos e eventos da escola.
4. Faça o seu próprio quiz para
que os alunos possam interagir com os conteúdos das aulas. O Facebook tem
algumas ferramentas que facilitam essa tarefa, como o aplicativo Quiz Maker.
5. Estimule os alunos a postarem
resenhas de livros e resumos de estudos no grupo da classe. Isso pode ajudar no
desenvolvimento de projetos de revisão por pares.
Fontes: Edudemic e Online College
Twitter
6. Use o Twitter como ferramenta
para criar histórias coletivas com os alunos. Escreva o começo de uma narrativa
e fale para eles tuitarem a continuação.
7. Publique desafios diários para
os alunos. Professores de disciplinas como matemática, química e física também
podem incentivar alunos a resolver problemas e a compartilhar o resultado na
rede social.
8. Faça tuítes diários com
informações sobre diferentes carreiras. Isso pode ajudar seus alunos a conhecer
diferentes profissões e conseguir identificar seus interesses.
9. Crie uma hashtag original (ex:
#auladoprofze) e incentive os alunos tuitarem suas anotações durante a aula.
10. Apresente estratégias de
pesquisa para que os alunos possam encontrar conteúdos relevantes com o uso de
hashtags.
Google+
11. Crie comunidades para
compartilhar conteúdos com os seus alunos.
12. Faça conferências com a sua
turma utilizando o Hangout. A ferramenta permite realizar transmissões ao vivo
para um número ilimitado de pessoas e também gravá-las para assistir mais
tarde.
13. Convide diferentes
profissionais, como autores e pesquisadores, para participar de
videoconferências com os seus alunos.
14. Compartilhe arquivos e
atualizações, integrando outras ferramentas como Google Drive ou Agenda.
15. Separe os seus alunos em
círculos de usuários (opção disponível na rede social) de acordo com a turma e
os interesses de cada um.
Instagram
16. Poste uma foto como prévia
para o assunto da próxima aula. É possível interagir com os alunos, pedindo
para que eles façam uma pesquisa ou comentem o que já sabem sobre o tema.
17. Crie uma conta para a sua
sala e registre momentos como apresentações, desenvolvimento de projetos e
excursões. Para manter a privacidade, deixe o conteúdo fechado para acesso
restrito aos alunos.
18. Destaque habilidades dos
estudantes. Tire fotos de bons trabalhos e projetos realizados por eles.
19. Ensine conceitos básicos de
fotografia para os seus alunos, trabalhando iluminação, enquadramento,
composição e linguagem. Incentive que eles registrem imagens do cotidiano
escolar.
20. Deixe os alunos explorarem
seus interesses e diferentes identidades, compartilhando opiniões e comentários
por meio de imagens.
YouTube
21. Engaje os alunos com dicas de
vídeos que são relevantes para eles e fomente a discussão de diferentes pontos
de vista.
22. Escolha vídeos curtos para
apresentar em sala de aula. Isso garante que os alunos tenham um tempo para
discutir com base no que foi mostrado.
23. Faça uma conta Google para a
escola e utilize o YouTubeEDU com os alunos. Esse ambiente possui conteúdos com
foco educativo e permite que os professores e administradores da escola
selecionem os vídeos que aparecem como visíveis para o seus alunos.
24. Inverta a sua sala de aula.
Mande vídeos para que os alunos assistam os conceitos básicos em casa.
Aproveite o tempo em classe para promover a aplicação desses conceitos e
incentivar trabalhos colaborativos.
25. Crie listas de reprodução que
contemplem temas relacionados às aulas, contextualização para assuntos do mundo
real e visões divergentes para fortalecer o posicionamento e o senso crítico.
Edmodo
26. Faça postagens para
incentivar que os alunos participem de diferentes discussões e compartilhem sua
opinião sobre determinados temas.
27. Utilize o construtor de
questionários para avaliar o aprendizado dos alunos durante o desenvolvimento
das atividades.
28. Organize clubes de leitura
para os alunos compartilharem os livros que estão lendo. Eles também podem
postar indicações para os colegas.
29. Conecte seus alunos com salas
de aula de outros países para que eles possam trocar experiências e conhecer
outras culturas.
30. Crie um grupo com atualização
sobre eventos que irão acontecer na escola.
Fontes: TeachThought e Support Edmodo
Comentários
Postar um comentário